A manutenção frequente é essencial para evitar esgotos entupidos. Ainda assim, como esta nem sempre é realizada, este tipo de problema pode manifestar-se e é, na verdade, algo frequente.
Com a passagem do tempo, o material das redes de esgoto – usualmente em aço galvanizado ou cerâmica – tende a deixar de estar no seu auge, degradando-se. Além disso, a situação é ainda motivada na medida em que alguns edifícios apresentam curvas acentuadas sem caixa de visita.
Os esgotos sem caixas sinfónicas não permitem uma correta manutenção, o que os torna mais propensos a entupimentos. Isto apresenta, evidentemente, alguns problemas no momento do desentupimento, sendo que, cada vez mais adaptados à situação, os profissionais do setor conhecem as melhores formas de resolver o problema de forma rápida e eficaz.
No exterior, a forma mais frequente de desentupimento aproveita a tecnologia do hidrojato de alta pressão. No interior, para evitar fugas de água, os especialistas costumam preferir as espirais rotativas ou recorrem ainda a aspiradores industriais e bombas de vácuo.
Idealmente, nestes desentupimentos, caso a situação o permita e o cliente o deseje, é recomendado que se faça um diagnóstico de vídeo. Esta forma de diagnóstico irá permitir explorar a causa do problema a detetará situações como invasão de raízes de árvores, movimentos de argamassas, movimentos de terra ou ainda algum tipo de corrosão que possa ter sido provocada nos materiais com o passar do tempo.