Uma sanita entupida numa casa gera várias preocupações. Antes de mais, sendo um utilitário fundamental no quotidiano, esta é uma situação que prejudica o normal decurso da vida diária. Além disso, quando uma sanita entope, existe a possibilidade de que este seja o sintoma de um problema mais generalizado na canalização da sua habitação. Desta forma, quando uma sanita entope, esta é uma situação preocupante e que deve, idealmente, ser solucionada com rapidez, por quem tem verdadeiros conhecimentos na área.
A nossa recomendação, caso a sua sanita entupa, é para que chame de imediato um profissional especializado. Mais do que desentupir a sua sanita, este irá compreender a causa do entupimento, agindo sobre esta, para garantir que a situação não torna a repetir-se nem degenera numa situação mais dramática futuramente.
Uma sanita entupida pode derivar de várias situações, onde se inclui o uso regular, com a acumulação de detritos como papel ou usos não recomendados, como o despejo voluntário ou acidental de objetos que acabam por ser escoados e entupir os canos. Esta última situação é bastante comum para aqueles que, tendo crianças em casa, acabam por fazer descargas com objetos metálicos ou plásticos ali deitados por estas.
Neste tipo de situação, os profissionais qualificados costumam agir de forma distinta mediante o tipo de habitação. Em moradias de rés-do-chão, o mais comum é que utilizem o hidrojato de alta pressão para desentupir a caixa exterior; enquanto em apartamentos optarão pelo uso de molas vibratórias em espiral.
Além de considerarem o tipo de habitação, estes profissionais terão igualmente de considerar a sanita em si, nomeadamente quanto ao seu modelo e marca. A antiguidade do vaso sanitário é, aqui, também um ponto a considerar, na medida em que o novo design de interiores, com a finalidade de criar ambientes mais apelativos visualmente nas casas-de-banho, acaba por optar por modelos mais minimalistas, que complexificam todo o procedimento, por serem mais difíceis de remover e colocar.