Quantas vezes não lançou na sua sanita papel higiénico ou toalhitas cujos rótulos indicavam que se tratava de um material 100% descartável ou biodegradável? Esta situação é comum e muitas pessoas fazem isto sem a consciência de que essas alegações nem sempre correspondem totalmente à verdade e podem, na verdade, causar entupimentos desagradáveis.
Embora o entupimento de prumadas de esgotos não seja muito regular, este tipo de uso indevido, bem como eventuais erros ou deficiências de construção e o natural envelhecimento destas estruturas pode gerar um entupimento. Para que se garanta que tal não acontece, é necessário que exista uma manutenção atempada e regular, que garanta o bom funcionamento de todo o sistema de saneamento e de esgotos.
O local de maior incidência destes entupimentos é na base das prumadas de esgotos, na curva da linha de caixas de visita, localizadas no rés-do-chão dos prédios.
Quando as prumadas de esgotos entopem, torna-se necessário agir com rapidez, desligando o abastecimento de água do prédio e chamando um perito antes que infiltrações ou inundações gerem situações altamente incómodas e com grandes prejuízos para os residentes no prédio.
Mediante esse contacto, o especialista vai analisar a situação, sendo que o curso mais normal de ação é o desentupimento com recurso à espiral rotativa e hidrojato de alta pressão.
Depois de realizado este procedimento, é ainda recomendável que se avalie o estado das tubagens, recorrendo a uma inspeção em vídeo.
Garantir que a rede de saneamento e de esgotos está em bom estão, bem como promover a limpeza da linha de caixas até ao coletor público poderá garantir um desentupimento mais duradouro.